:: CONSELHO CONSULTIVO




 DIRETORIA 2018


PRESIDENTE DO CONSELHO CONSULTIVO
(103917) - MAXIMILIAN SILVA CHIOCHETI
CONSULTOR DO CONSELHO CONSULTIVO
(105262) - CANDIDO ALEX PANDINI
MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO
(111339) - VIRGILIO PALERMO JUNIOR
MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO
(95937) - VALDEMIR SAMONETTO
MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO
(88927) - SATURNINO DIOGO VALIM JUNIOR
MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO
(103914) - AMADEU RUBBO NETO
MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO
(39169) - EDERSON BORGES
MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO
(43874) - CELSO ARAUJO PINTO JUNIOR
MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO
(39168) - ANDERSON BORGES
MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO
(112256) - JOSÉ DIOGO ROSA NETO



O QUE É O CONSELHO CONSULTIVO?
Conselho Consultivo é o organismo formado por no mínimo 6 (seis) membros, sendo eles Maçons Regulares ou Seniores DeMolay Regulares, que serão nomeados pela Loja Maçônica patrocinadora, mediante critério de conveniência, respeitada sua regularidade em sua respectiva loja e obediência ou Capítulo DeMolay.
A Loja Maçônica escolhe seus membros por critério de conveniência, porém para fazer parte além dos requisitos básicos o membro deve ter disponibilidade e comprometimento, além de estar preparado e capacitado.

OBJETIVOS DO CONSELHO CONSULTIVO
O Conselho Consultivo tem por principal objetivo criar condições para que os membros do Capítulo participem efetivamente da Ordem DeMolay, cumprindo com todas as etapas e processos necessários para o seu desenvolvimento, obedecendo as regras e orientando-os nos princípios da Ordem DeMolay.
Para atingir este objetivo deve-se instruir o DeMolay constituindo um trabalho com ambiente harmônico, planejamento, disciplina, incentivo e motivação, obediência às regras (Legislação Civil e DeMolay), ritualística - sempre baseando-se nos princípios da Ordem DeMolay, organizados em três baluartes (liberdades civil, intelectual e religiosa) e sete virtudes (amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo).

FUNÇÃO DO CONSELHO CONSULTIVO
O Conselho Consultivo tem por função:
Auxiliar no crescimento do número de membros do Capítulo, jamais deixando os jovens se acomodarem com o pequeno número, sempre os incentivando a trazer novos membros para a Ordem DeMolay;
Pugnar pela regularidade de atuação do Capítulo no cumprimento da legislação e das obrigações a ele cabíveis, inclusive o número de membros, explicitando que conforme Regulamento Geral do SCODB, para o Capítulo ser considerado regular necessitamos ter no mínimo 23 DeMolay Ativos (menores de 21 anos) regulares perante o Supremo Conselho, bem como um Conselho Consultivo Constituído de no mínimo 6 membros, o que dará ao Capítulo o direito de votar e ser votado nas decisões estaduais e nacionais.
Representar o Capítulo em seu conjunto e interesses na Loja Patrocinadora;
Manter rígido o controle de finanças do Capítulo para se assegurar uma gerência fiscal adequada;
Estar Ciente de todo o sistema administrativo do Capítulo assim como estar integrado ao ritual DeMolay, sempre se atualizando;
Orientar e Instruir os membros do Capítulo;
Informar à Loja Patrocinadora de todas as atividades do Capítulo DeMolay.
 
ESTRUTURA DO CONSELHO CONSULTIVO
O Conselho Consultivo será dirigido pelo seu Presidente, e auxiliado por um Consultor e seus membros.
O Presidente deverá ser necessariamente um Maçom regular pertencente ao Grau de Mestre. É do Presidente a responsabilidade máxima quanto à consecução eficaz da política estabelecida e desenvolvimento pleno dos objetivos, organizando, dinamizando e coordenando todos os esforços nesse sentido, e controlando todos os recursos para tal. O Presidente deve dirigir e responder pelas ações e decisões do Conselho perante o Capítulo vinculado.
O Consultor do Capítulo deverá ser ou um Maçom Regular pertencente ao Grau de Mestre ou um Sênior DeMolay Regular membro do Capítulo. O Consultor deve acompanhar as atividades, avaliando as ações previstas no planejamento do Capítulo, auxiliando o Presidente e o Mestre Conselheiro e integrando a equipe do Conselho Consultivo no desenvolvimento dessas ações, articulando o trabalho entre o Capítulo e o Conselho Consultivo. Sua principal função é subsidiar os DeMolays no desenvolvimento de suas atividades, garantindo e participando dos trabalhos coletivos, trazendo informações e trocando idéias com todos os DeMolays e membros do Conselho Consultivo, colocando em discussão a troca de experiências. Cabe ao Consultor servir como principal elo entre o Capítulo e o Conselho Consultivo, este sendo o representante da palavra dos DeMolays dentro do Conselho Consultivo.
Os demais Membros do Conselho podem tanto ser maçons regulares como Seniores DeMolay. O Regimento Interno do Capítulo poderá prever funções distintas aos membros do Conselho Consultivo para melhor promoverem suas atribuições. Devem exercer as funções designadas à eles pelo Presidente e ou Consultor, auxiliando na execução do planejamento traçado pelo Conselho Consultivo e na orientação dos DeMolays em suas atividades. Os Membros do Conselho consultivo podem ter as funções atreladas a cargos administrativos para auxiliar e ensinar os membros do capítulo a exercer os mesmos.